Grandes Viagens: Omã

O Melhor do Sultanato de Omã

O Sultanato de Omã é o segredo mais bem guardado do Médio Oriente. Este país, situado na costa sudeste da Península Arábica, esteve fechado ao mundo até há poucas décadas. A partir de 1970, o Sultão Qaboos Bin Said assumiu a liderança e trilhou o caminho que permitiu abrir as portas do Sultanato ao mundo, revelando um verdadeiro tesouro com paisagens desérticas, dunas intermináveis, oásis verdejantes, vales férteis, wadis com piscinas naturais, cascatas, lagos, rios, montanhas, praias, palácios, mesquitas, Souks, aldeias remotas, fortalezas históricas, sem esquecer a herança portuguesa bem presente nas icónicas fortificações em Mascate. Omã é um recanto repleto de história e de uma beleza incomparável, com uma imensa diversidade de paisagens naturais, vida selvagem e uma grande variedade de espécies endémicas.

Quartas Feiras de Abril a Outubro 2025

Partidas:

Lisboa e Porto


Duração

9 dias, 8 noites


Programa da viagem

Dia 1: Lisboa - Dubai - Mascate


Comparência no aeroporto 3 horas antes da partida para formalidades de embarque. Partida em voo regular com destino a Omã, com escala e mudança de avião no Dubai. Noite a bordo.

Dia 2: Mascate


Chegada a Mascate durante a madrugada e assistência pelo nosso representante local. Transporte ao hotel e alojamento. Pequeno-almoço e tempo livre para descanso. Almoço no hotel. Ao início da tarde, saída para visita a Mascate. Este percurso será feito ao longo da pitoresca Corniche, a avenida marginal que percorre grande parte do litoral da zona mais antiga de Mascate, outrora muralhada. Visita ao Museu Bait al Zubair, uma coleção privada onde é dada a conhecer a riqueza histórica de Omã, assim como a cultura e tradições deste país da Península Arábica. A visita continua com uma paragem fotográfica na residência de sua Majestade o Sultão de Qaboos, o Palácio de Al Alman, ladeado pelas icónicas fortificações construídas pelos portugueses no início do séc. XVI, o Forte Mirani e o Forte Jalali, edifícios militares de planta irregular, adaptados à morfologia rochosa do terreno. Segue-se uma passagem pelo Souk de Mutrah, a parte mais antiga da cidade, e onde são negociados artigos de artesanato e prata. Regresso ao hotel. Jantar e alojamento.

Dia 3: Mascate - Barka - Al Hazam - Mascate


Após o pequeno-almoço no hotel, saída para a região de Batinah, a região mais fértil de Omã. A jornada começa com a visita à belíssima Grande Mesquita do Sultão Qaboos, um dos ex-libris do Sultanato e uma das maiores do Médio Oriente, onde se destaca um enorme tapete persa feito à mão que adorna a sala principal de oração. Segue-se uma visita à Royal Opera House, que impressiona pela sua arquitetura deslumbrante, e que é a principal organização artística e cultural do Sultanato de Omã. Prosseguiremos até Nakhal, passando pelo aeroporto e depois percorrendo a costa de Batinah. A primeira paragem será na aldeia piscatória de Barka, onde poderá observar os pescadores a regressar do mar com a primeira pescaria matinal ou dar um passeio pelo mercado à beira-mar, repleto de bancas de peixe, vegetais e fruta. Após esta breve visita ao Mercado de Barka, segue-se a aldeia tradicional de Nakhal. Nesta localidade encontra-se o Forte de Nakhal do século XVI, uma combinação de arquitetura impressionante, vistas encantadoras e com um grande significado histórico. Ainda em Nakhal, visita a Al Thowarah Hot Springs, uma zona termal de água quente. Almoço tardio em restaurante local na região de Rustaq. Depois do almoço, regresso a Mascate. Chegada, jantar e alojamento no hotel.

Dia 4: Mascate - Fanja - Jebal Akhdar - Nizwa


Pequeno-almoço no hotel. Viagem até Fanja, uma joia escondida que oferece uma mistura única de beleza natural, património cultural e aventura. Situada entre as escarpadas montanhas Hajar, esta pitoresca vila encantadora é conhecida pelas suas ruas estreitas e sinuosas com casas tradicionais de tijolos de barro. Após uma breve paragem fotográfica e um curto passeio, prosseguimos até Jebal Akhadar, as Montanhas Verdes, com uma paragem nas plantações de banana, da aldeia em ruínas de Birkat Al Mauz, antes de subir a estrada da montanha. Chegada a Jebal Akhdar, no topo da cadeia montanhosa de Hajar, onde poderá desfrutar das vistas incríveis sobre as montanhas. Almoço em restaurante local, seguido por um passeio pela montanha. Ao final da tarde, partida para Nizwa. Chegada, jantar e alojamento no hotel.

Dia 5: Nizwa - Jabrin - Al Hamra - Misfah - Jebel Shams - Nizwa


Após pequeno-almoço no hotel, partida com destino ao Castelo de Jabrin, que conta com uma vista impressionante para uma ampla planície circundante. Sugerimos que suba até às ameias do castelo, pois Jabrin é um dos castelos mais excêntricos e mais bem preservados de todos. Construído em 1675 pelo Sultão Imam Bil-Arab Bin, este local foi um importante centro de aprendizagem de astrologia, medicina e lei islâmica. Após esta visita, saída até Al Hamra, berço do património e da história de Omã e uma das cidades antigas mais bem preservadas do Sultanato. É um dos melhores sítios para se ter um vislumbre de como seria a vida dos ancestrais de Omã. Temos a oportunidade de ver as casas antigas e ainda o sistema de irrigação Falaj, antigos canais de água com cerca de 2000 anos – este sistema de irrigação, ainda ativo, permitia a divisão equitativa da água por parcelas de maneira a garantir sustentabilidade. Continuação até Misfat Al Arbyyin (Misfah), uma aldeia situada num oásis, localizada a cerca de 1000 metros de altitude nas montanhas ocidentais de Hajar. As casas, apesar de parecerem frágeis, estão aqui há séculos. Curta caminhada pela aldeia, para poder observar o Falaj e as piscinas de água que ainda são usadas. Almoço em restaurante local. Após o almoço, continuação da viagem até Jebel Shams, para ver o Grand Canyon de Omã, onde poderá fazer uma caminhada e teremos a possibilidade de conhecer artesãos de Jebal. Ao final da tarde, regresso a Nizwa. Jantar e alojamento no Hotel.

Dia 6: Nizwa - Ibra - Deserto de Wahiba Sands


Pequeno-almoço no Hotel. Manhã dedicada a Nizwa, conhecida como a Cidade Oásis de Nizwa, antiga capital da “Dinastia Julanda”, nos séculos VI e VII. Atualmente mantém-se como a principal atração turística do Sultanato, com os seus edifícios históricos e o forte imponente. Visita ao Souk de Nizwa, conhecido pela enorme variedade de mercadorias de produção local. Qualquer omanita que necessite de comprar legumes, gado, peixe, artesanato, joias de prata, utensílios de cobre, ou até mesmo as míticas Khanjar (adagas de Omã forjadas à mão), não pode deixar de visitar este souk. Outra atração na cidade é o Forte de Nizwa, com uma enorme torre redonda, foi construído no século XVII pelo Imam Sultan Bin Saif al Ya´Aruba para defesa. O Forte domina toda área, tendo a cidade crescido em redor do edifício. O acesso ao topo é feito apenas por meio de uma escada estreita e sinuosa, bloqueada por pesadas portas de madeira com muito metal. Do topo da torre, é possível ter uma vista aérea da cidade de Nizwa. Almoço em restaurante local. Saída de Nizwa em direção ao Deserto de Wahiba Sands, com uma paragem fotográfica em Ibra, uma cidade antiga com um passado importante. O percurso em direção a Wahiba Sands é feito por paisagens que são transversais na geografia de Omã: terras áridas, pequenas aldeias remotas, wadis (vales e rios temporários) e vilas-oásis verdejantes, a contrastar com os ambientes desérticos ou semi desérticos que ocupam uma grande parte do território de Omã. Seguiremos para o interior de Omã, passando pela cidade antiga de Ibra, onde se começará a ver a beleza das dunas de areia. No lado interior da grande espinha dorsal montanhosa do Sultanato de Omã, onde as areias tocam os limiares das terras agrícolas, uma série de cidades fronteiriças marca a zona de transição entre povos nómadas e sedentários. A sul das Montanhas Hajjar Orientais e até ao Mar Arábico, encontra-se o Deserto de Wahiba Sands, conhecido como o Mar de Areia, estendendo-se por quase 200 km de comprimento e 100 km de largura e onde ainda subsistem famílias beduínas que habitam locais remotos no meio desta vasta imensidão de areia. As dunas elevam-se acima dos 100-150 metros com areias movediças de diferentes cores e tons, proporcionando um cenário irresistível para aventureiros, viajantes experientes ou até mesmo para aqueles que vêem um deserto pela primeira vez. Faremos um passeio ao pôr do sol pelo sobe-e-desce das dunas, proporcionando uma oportunidade única para sentir a atmosfera envolvente do deserto. Jantar e alojamento no deserto.

Dia 6: Nizwa - Ibra - Deserto de Wahiba Sands


Pequeno-almoço no Hotel. Manhã dedicada a Nizwa, conhecida como a Cidade Oásis de Nizwa, antiga capital da “Dinastia Julanda”, nos séculos VI e VII. Atualmente mantém-se como a principal atração turística do Sultanato, com os seus edifícios históricos e o forte imponente. Visita ao Souk de Nizwa, conhecido pela enorme variedade de mercadorias de produção local. Qualquer omanita que necessite de comprar legumes, gado, peixe, artesanato, joias de prata, utensílios de cobre, ou até mesmo as míticas Khanjar (adagas de Omã forjadas à mão), não pode deixar de visitar este souk. Outra atração na cidade é o Forte de Nizwa, com uma enorme torre redonda, foi construído no século XVII pelo Imam Sultan Bin Saif al Ya´Aruba para defesa. O Forte domina toda área, tendo a cidade crescido em redor do edifício. O acesso ao topo é feito apenas por meio de uma escada estreita e sinuosa, bloqueada por pesadas portas de madeira com muito metal. Do topo da torre, é possível ter uma vista aérea da cidade de Nizwa. Almoço em restaurante local. Saída de Nizwa em direção ao Deserto de Wahiba Sands, com uma paragem fotográfica em Ibra, uma cidade antiga com um passado importante. O percurso em direção a Wahiba Sands é feito por paisagens que são transversais na geografia de Omã: terras áridas, pequenas aldeias remotas, wadis (vales e rios temporários) e vilas-oásis verdejantes, a contrastar com os ambientes desérticos ou semi desérticos que ocupam uma grande parte do território de Omã. Seguiremos para o interior de Omã, passando pela cidade antiga de Ibra, onde se começará a ver a beleza das dunas de areia. No lado interior da grande espinha dorsal montanhosa do Sultanato de Omã, onde as areias tocam os limiares das terras agrícolas, uma série de cidades fronteiriças marca a zona de transição entre povos nómadas e sedentários. A sul das Montanhas Hajjar Orientais e até ao Mar Arábico, encontra-se o Deserto de Wahiba Sands, conhecido como o Mar de Areia, estendendo-se por quase 200 km de comprimento e 100 km de largura e onde ainda subsistem famílias beduínas que habitam locais remotos no meio desta vasta imensidão de areia. As dunas elevam-se acima dos 100-150 metros com areias movediças de diferentes cores e tons, proporcionando um cenário irresistível para aventureiros, viajantes experientes ou até mesmo para aqueles que vêem um deserto pela primeira vez. Faremos um passeio ao pôr do sol pelo sobe-e-desce das dunas, proporcionando uma oportunidade única para sentir a atmosfera envolvente do deserto. Jantar e alojamento no deserto.

Dia 8: Sur - Wadi Tiwi - Wadi Shaab - Bimah Sink Hole - Quriyat - Mascate


Pequeno-almoço no hotel. Saída pela estrada costeira até Mascate. A poucos quilómetros de distância estão as Ruínas de Qalhat, uma das cidades e porto marítimos mais antigos de Omã. No entanto, apenas os restos das muralhas da cidade permanecem. Paragem fotográfica junto às ruínas do Túmulo da Santa Bibi Miriam, que fica no topo de um penhasco com vistas sobre o litoral de Qalhat. Apesar de atualmente não estarem permitidas visitas a este mausoléu, este túmulo solitário é tudo o que resta de um antigo e movimentado centro comercial visitado por Marco Polo. Não muito longe, encontramos Wadi Tiwi. Aventurando-se por uma caminhada pelos trilhos estreitos, chegará até às plantações exuberantes de tamareiras e bananeiras e às piscinas naturais com água cor esmeralda. Optando por uma caminhada um pouco mais longa, chegará ao Wadi Shaab, um dos desfiladeiros mais populares do Sultanato, com um vale-oásis entre montanhas e piscinas naturais. Almoço em restaurante local. Segue-se uma paragem em Bimah Sinkhole, uma espetacular cratera de calcário com água verde-azulada no fundo. Continuação para Mascate, com uma breve paragem em Quriyat, junto à orla costeira. Chegada a Mascate. Jantar e alojamento no hotel.

Dia 9: Mascate - Dubai - Lisboa


De madrugada, em hora a indicar localmente, transporte ao aeroporto de Mascate. Formalidades de embarque e saída em voo regular da Emirates com destino ao Dubai, onde faremos uma escala com uma breve visita antes do voo com destino a Lisboa. Chegada ao Dubai e assistência pelo nosso representante local. Transporte até um hotel para pequeno-almoço buffet. Início da visita panorâmica à parte tradicional do Dubai, num percurso em viatura de turismo, avistando locais como o Dubai Creek, zona antiga de Al Sheef, Sheikh Zayed Road, edifício do Museu do Futuro, Downtown Dubai, Burj Khalifa, Dubai Mall, Sheikh Palace. Dependendo do tempo disponível, faremos uma ou duas paragens fotográficas ao longo do roteiro panorâmico. Transporte ao aeroporto para formalidades de embarque e saída em voo regular da Emirates com destino a Lisboa. Chegada. FIM DA VIAGE

A sua viagem inclui:

  • Passagem aérea, classe económica, em voos regulares da Emirates, via Dubai, para os percursos indicados, com direito ao transporte de 1 peça de bagagem até 30kg
  • Taxas de aviação, sujeitas a alteração
  • Todos os transfers indicados no itinerário
  • 7 noites de alojamento nos hotéis da categoria indicada em quarto standard
  • 1 noite de alojamento em acampamento no deserto em tenda standard (tenda tipo chalé)
  • 8 Pequenos almoços conforme indicado no itinerário
  • Refeições indicadas no itinerário - 7 almoços e 7 jantares
  • Visitas e entradas conforme itinerário
  • Acompanhamento de guia local de língua espanhola, durante as visitas
  • Circuito em viatura de turismo de acordo com itinerário e nº de passageiros confirmados
  • Serviço de shuttle em viaturas 4x4 para as visitas às montanhas de Jabal Akhdar e Jabal Shams, ao deserto de Wahiba Sands e a Wadi Bani Khalid
  • Seguro Multiviagens
  • Visita panorâmica no Dubai, acompanhada de guia local em língua espanhola (só para a partida de 13 de abril)

A sua viagem não inclui:

  • Visto de entrada em Omã (obrigatório), obtido online através do site https://evisa.rop.gov.om/ - custo indicativo: OMR 5 / aprox. 15€ (o passaporte deve ter a validade mínima de 6 meses à data de regresso)
  • Bebidas às refeições bem como quaisquer despesas de carácter pessoal, tudo o que não se encontre devidamente especificado como incluído no programa
  • Tudo o que não esteja mencionado como incluído
  • Gratificações gerais (segundo a cultura local, é costume gratificar guias, motoristas, bagageiros, etc)

Quer saber mais sobre esta viagem, orçamento, reserva ou mais informações?

Experientes Guias Locais, Cultural , Circuito Exclusivo

Share by: